Em defesa da cooperação, do equilíbrio, do reconhecimento e de fazer mais e melhor, apresentamos o testemunho de apoio de José Amoreira (Departamento de Física) e Isabel Cunha (Departamento de Matemática) ao movimento SERVIR (+).
O ciclo que atravessamos na vida da UBI é caracterizado por uma enorme vitalidade e abertura, manifesta na posição em rankings internacionais, nas relações com o exterior, na internacionalização crescente dos estudantes que frequentam cursos de 1.º, 2.º e 3.º ciclos, na participação (e, muitas vezes, liderança) em iniciativas científicas, sociais, culturais e desportivas, na integração em redes internacionais de universidades, na existência de projetos inovadores impactantes com parcerias sólidas, entre muitas outras dinâmicas que traduzem o crescimento da UBI como universidade.
Este estado de coisas tem sido construído pela comunidade UBIana e é um feito alcançado através da tomada de opções estratégicas específicas, impulsionadas por diferentes lideranças da UBI, ao longo de vários anos e ciclos. Defender a mudança por si só, sem reconhecer o processo de transformação em curso, pode gerar consequências imprevisíveis.
Salientamos a aposta na atração dos melhores estudantes em iniciativas como a Academia Júnior de Ciências, ou ainda a criação de bolsas de incentivo e a captação de outros públicos para mitigar o impacto da baixa, ou mesmo ausente, procura nacional em alguns ciclos de estudos, garantindo deste modo a sua subsistência.
Entendemos, também, que merece especial atenção a harmonia e o equilíbrio entre as diferentes áreas científicas existentes, bem como a criação de novas áreas que se revelem centrais para o desenvolvimento da UBI. Assim, realçamos todo o apoio e viabilização dos processos que conduziram às recentes acreditações dos 1.ºs ciclos em Matemática e Aplicações (2019) e Física e Aplicações (2020). Estas licenciaturas conferem um selo de qualidade ao Ensino na UBI e contribuem para a sua afirmação, como áreas que tradicionalmente incorporam o cerne dos estudos universitários.
Integramos o movimento Servir (+) UBI com o compromisso único de cooperar para melhorar, na defesa do respeito pelas diferentes áreas científicas, no reconhecimento das suas especificidades e na valorização da investigação, seja ela fundamental ou aplicada.
Acreditamos que estes princípios são imprescindíveis na busca de sinergias na academia, na interdisciplinaridade, na união de esforços e vantajosa complementaridade, e elevam a UBI a patamares onde se ensina, se produz e se distribui Ciência com distinção.
É crucial assegurar a sustentabilidade da UBI no panorama do Ensino Superior em Portugal e continuar o alargamento de fronteiras em todas as vertentes. Sem impasses! A experiência na gestão universitária, o conhecimento do contexto institucional e uma visão externa abrangente e reconhecida são fatores determinantes.
Este é o propósito que subscrevemos: Servir (+) UBI, e fazê-lo cada vez melhor.
José Amoreira e Isabel Cunha
Faculdade de Ciências
Comments
Post a Comment
Nota: todos os comentários são moderados.