Reforçar o Crescimento é Refrescar a Universidade
Em consequência de uma crise, há sempre a rutura de modelos antigos e o surgimento de coisas novas. Isto não é novidade na gestão das organizações. Já em 1972, Larry Greiner escreveu na Harvard Business Review que todas as organizações passam por momentos de evolução e momentos de revolução. Cada fase começa com um período de evolução, com crescimento e estabilidade constantes, e termina com um período revolucionário de turbulência e mudança organizacional substancial. As lições ensinam que não são as organizações maiores que engolem as mais pequenas. São as mais ágeis, as mais flexíveis e as mais determinadas que superam as mais lentas pela sua capacidade de adaptação a situações disruptivas.
A evolução não é um mecanismo automático; é uma competição pela sobrevivência. Para avançar, a UBI teve o engenho e a capacidade de atrair uma comunidade de pessoas, talentosas, que trabalham construtivamente entre si e com os alunos, nos vários graus de ensino, para criar, disseminar e transferir conhecimentos na perspetiva de melhorar a nossa sociedade.
Mas queremos fazer ainda melhor. Queremos trabalhar para conseguir o reconhecimento dos nossos professores através das suas pedagogias de ensino, da excelência da investigação desenvolvida e da crescente interligação com a comunidade envolvente. Acima de tudo, pretendemos formar graduados que sejam excelentes profissionais reconhecidos pelo seu empenho e dedicação, sendo considerados entre os melhores do país.
A UBI não pode estagnar. É necessário que a UBI inove, evolua e crie oportunidades para crescer independentemente da conjuntura global que atravessamos. A UBI terá de adotar uma filosofia de gestão arrojada, assumindo riscos e trabalhando na melhoria contínua dos seus processos.
Inovação, criatividade e energia empreendedora serão fundamentais para levar a UBI a destacar-se entre as suas congéneres, sendo nossa convicção que iremos chegar ao fim do nosso mandato, em 2025, com uma UBI mais reforçada.
É compromisso do Movimento Servir (+) que a UBI será mais e melhor do que na atualidade, qualquer que seja a dimensão considerada:
- Maior número de estudantes, através do reforço de alunos em cursos de 1º ciclo e crescimento efetivo do número de cursos e alunos de pós-graduação;
- Maior internacionalização da Universidade, atraindo estudantes, investigadores e docentes de qualquer parte do mundo;
- Superior excelência na investigação, com reconhecimento internacional, fomentando a multidisciplinaridade na expetativa de criar conhecimento com impacto na ciência;
- Maior ligação às empresas e à sociedade na expetativa de ser um agente dinamizador de dinâmicas empresariais inovadoras com impacto na região e no país;
- Existência de uma comunidade de pessoas, colaborativa na criação e partilha de conhecimento, com consciência dos problemas socioambientais, com espírito crítico, capaz de liderar mudanças e apostada num futuro sustentável e inclusivo.
Reforçar o nosso crescimento é refrescar a Universidade!
Comments
Post a Comment
Nota: todos os comentários são moderados.